Como limpar e acelerar o Android [vídeo]

Celular-Android-Lento-Tutorial-passo-a-passo-para-consertar-limpar-e-acelerar-seu-Android-usando-apps-para-deixar-seu-celular-rapido--450x278 (1)

O nível de Satisfações Alcançado por nossos smartphones fez com que eles se tornassem um Acessório indispensável em nossas vidas. Nada como poder parar no meio da rua e conferir um post no Facebook ou responder um e-mail sem precisar ir até um Lugar que tenha Wifi. Porém, como tudo na vida, Tem um lado negativo: precisamos limpar nossos smartphones de tempos em tempos e deletar alguns apps para que eles funcionem sempre a todo vapor. A verdade é que smartphones são como PCs (o que é mais verdade em mais aspectos cada dia que passa) e precisam de uma limpeza de tempos em tempos. Da mesma forma que o Windows fica insuportavelmente quando a unidade C: está ficando cheia, o Android se mostra bastante lento quando há pouco espaço em disco e o desempenho começa-a a ficar prejudicado mesmo antes de Começamos a receber mensagens de alerta sobre o pouco espaço disponível. Então, mãos a  obra!

 

Primeiro passo

Backup Antes de começar recomendamos fortemente fazer um backup de suas fotos e vídeos. Ao contrário do que acontece com músicas e aplicativos, os momentos que registramos não podem ser recuperados, então montamos um artigo específico de como fazer isso de forma automática. Precação nunca e demais e demorará somente alguns minutos. Depois de terminar, deletar alguns desses arquivos que já estão armazenados em um local seguro já remove uma boa quantidade de dados do seu smartphone.

Regra dos 90 dias

Quando Começarmos a utilizar o Android instalamos uma boa quantidade de aplicativos e rapidamente lotamos a Memória interna, e então entra em uma Variação da regra de ouro de Ted Mosby do seriado How I Met Your Mother: se não utilizou o app dentro de 90 dias, delete-o. Alguns programas nós nos acostumamos e utilizamos com bastante frequência, em geral os mais famosos como Evernote e Dropbox, mas outros nos baixamos por impulso e ficam somente ocupando espaço na tela inicial.

Jogos são bons exemplos. Alguns deles jogamos umas Três vezes e depois esquecemos que eles existem, apesar de continuarem ocupando espaço e recebendo atualizações automáticas. Por que 90 dias? Bem, o intervalo é basicamente arbitrário. Qualquer aplicativo que não e utilizado há algum tempo e não pretendemos utiliza-lo no futuro está¡ apto a ir para o lixo.

Cache

Alguns aplicativos não são grandes, mas com os arquivos cache, utilizados para acelerar a velocidade do dispositivo, podem ocupar espaços alarmantes. Em geral os navegadores possuem um cache considerável. Na imagem abaixo, por exemplo, o Google Chrome ocupa humildes 40 e poucos megabytes, mas possui um cache de 132 MB. É importante limpar o cache de alguns aplicativos específicos de tempos em tempos, ganhando centenas de megabytes sem eliminar um software sequer.

Para acessar o cache dos aplicativos vai até “Configurações” e depois em “Aplicativos”, selecionando os que consomem mais dados. Se não quiser passar pelo processo tedioso de limpar um cache por vez, recomendamos o Clean Master, capaz de fazer isso de uma vez.

Mova o que puder para o cartão SD

Alguns aplicativos podem ser movidos para o cartão SD sem que isso interfira no seu funcionamento. Alguns programas, como o App2SD, mostram uma lista de quais podem ser movidos ou não. Não ate permitido mover programas pra instalados para o cartão externo, mas com alguns jogos ultrapassando facilmente 1GB de dados extras, essa passa a ser uma excelente opção para vários deles.

Atualizações

Aplicativos podem ser facilmente configurados para atualizarem automaticamente, e o mesmo deve ser feito com o Android. Grande parte dos modelos atuais são atualizados via OTA (Over The Air), necessitando somente de uma conexão com a internet. O motivo? Em nosso review sobre o Samsung Galaxy S4 mostramos que embora ele seja um aparelho de 16 GB, somente 8 GB ficam disponíveis para o usuário, algo que irritou tanto os usuários que a empresa prometeu diminuir o consumo o mais rápido possível.

A verdade e que, como não podemos desinstalar esses apps, essa e a Única opção para diminuir o seu consumo.

Share Button